Palestrantes

25/05/2021 - Palestra de Abertura

Perspectivas globais de Saúde única - a indissociabilidade da saúde humana, animal e ambiental

Palestrante: Christina Pettan-Brewer (Fundadora e Presidente da One Health Brazil Latin America e Fundadora, Co-Lider da OHLAIC e One Health Colombia, Membro Fundador da One Health Brasil, Faculty Member of Center for One Health Research) University of Washington USA.

Médica veterinária, diretora do Programa de Monitoramento da Saúde Animal e Professora Associada do Departamento de Patologia Comparada da Escola de Medicina da Universidade de Washington. Christina formou-se em Medicina Veterinária no Brasil com especialização em Zoo / Wildlife Medicine e mudou-se para os EUA para continuar seus estudos de graduação e pós-graduação em Medicina Veterinária. Depois de uma residência em cirurgia e patologia no zoológico de Los Angeles, Califórnia, ela credenciou seu diploma nos EUA na Universidade da California em Davis e fez um mestrado/residência em Zoological Medicine and Comparative Pathology na School of Veterinary Medicine da Universidade da Califórnia com o Dr. Murray E. Fowler (In memoriam) e continua seu legado sobre a importância da vida selvagem, conservação do habitat e saúde humana/animal, todos interconectados.

Após residências em zoo e medicina da vida selvagem, ela fez três treinamentos de pós-doutorado clínico e de pesquisa em Doenças Infecciosas nos Centros de Controle e Prevenção de Doenças em Atlanta, Geórgia (EUA), Genética Médica e Medicina Comparativa na Escola de Medicina da Universidade de Washington , Seattle (EUA).

Atualmente ela é professora com várias colaborações internacionais de pesquisa, inclusive com o Brasil, e uma referência internacional e One Health Leader como Embaixadora Fulbright da One Health / EcoHealth / Planetary Health nos EUA, Europa e América Latina com publicações e capítulos relevantes em Doenças Infecciosas, Medicina comparativa, câncer e saúde única.


26/05/2021 - VI SIPA - “Desafios do Sipa para a década: produção de alimentos e serviços ecossistêmicos”

Mesa Redonda I: SIPA e os serviços ecossistêmicos

Planejamento dos sistemas e a visão territorial

Palestrante: Julie Ryschawy (Institut national de recherche pour l’agriculture, l’alimentation et l’environnement – INRAE, França)

Julie Ryschawy é Professora Associada de Agroecologia no INP-ENSAT em Toulouse, França. Suas atividades de pesquisa estão focadas na concepção participativa de agroecologia em sistemas integrados de produção agropecuária desde 2010. Ela desenvolve suas pesquisas no INRAE, UMR AGIR sobre integração lavoura-pecuária a nível de fazenda e pós-porteira. Atualmente ela está se concentrando em co-design de trocas de produtos entre produtores especializados e criadores de gado para limitar a utilização de insumos em nível local.

Ela tem desenvolvido o jogo sério, Dynamix, que tem sido usado com diferentes grupos de agricultores na França, especialmente os agricultores especializados quer em culturas de rendimento, quer em ruminantes animal. Atualmente ela está adaptando o jogo sério Dynamix para outros países europeus, EUA e Brasil. Mais recentemente, ela desenvolveu uma nova visão sobre a colaboração local em sistemas integrados de produção agropecuária entre viticultura e ovinocultura.

Propriedades do solo, ciclagem de nutrientes e animais no SIPA

Palestrante: Amanda Posselt Martins (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre, RS).

Engenheira Agrônoma, Mestre e Doutora em Ciência do Solo. Professora do Departamento de Solos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com atuação nos cursos de graduação em Agronomia e Zootecnia e no Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo.

Atualmente, também coordenadora da Comissão de Pesquisa da Faculdade de Agronomia da UFRGS. Foi vice-diretora do Núcleo Regional Sul da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo.

É uma das líderes do IRGEB (Interdisciplinary Research Group on Environmental Biogeochemistry), com pesquisas nas áreas de química, fertilidade e conservação do solo. Sua atuação tem foco na compreensão da dinâmica da acidez e dos nutrientes no solo e de seu respectivo manejo, via calagem e adubação, em sistemas de produção de alimentos, com interpretações das relações entre solo, planta, animal e atmosfera, visando a eficiência no uso de insumos, com maior rentabilidade ao produtor rural e menor impacto ao meio ambiente.

Manejo sanitário e bem estar animal em SIPA

Palestrante: Marcelo Beltrão Molento (Universidade Federal do Paraná – UFPR, Curitiba, PR).

Médico Veterinário, formado na Universidade de Alfenas, UNIFENAS - 1989. Possui Doutorado em Parasitologia pela McGill University, Canadá - 2000. É Professor Associado da Universidade Federal do Paraná, Coordenador do Laboratório de Doenças Parasitárias e pesquisador do CNPq.

É Coordenador do curso de pós-graduação GLOBAL HEALTH na UFPR. É consultor de várias entidades de fomento e pesquisa no Brasil e na Argentina, Colômbia, Cuba, EUA, Uruguai, Bélgica e Holanda. É consultor da FAO/ONU e OMS para doenças parasitárias com interação humano-animal. É Coordenador do Programa de Extensão, PARAVET e curador da Coleção Biológica de Parasitos de Interesse Veterinário, com sede na UFPR. É membro fundador do CISS, Centro de Informação em Saúde Silvestre, coordenado pela FIOCRUZ - RJ com financiamento do Banco Mundial e do INCT-Pecuária, Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - Informação Pecuária, sediado na UFMG em Belo Horizonte. É membro do corpo editorial das revistas Veterinary Parasitology e da Revista Brasileira de Parasitologia Veterinária RBPV, sendo ainda revisor de mais de 25 periódicos científicos.


26/05/2021 - VI Simpósio Internacional, Ciência, Saúde e Território – “Saúde única: Desafios e perspectivas”

Mesa redonda II: Saúde única e pandemias

Retrospectiva das pandemias

Palestrante: Ana Beatriz Gorini da Veiga (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – UFCSPA, Porto Alegre, RS).

Graduação (Licenciatura e Bacharelado) em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS (1999), Mestrado (2001) e Doutorado (2005) pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular do Centro de Biotecnologia da UFRGS; doutorado com estágio de 12 meses nos National Institutes of Health – NIH, USA (Doutorado sanduíche). Estágio sênior (12 meses) no Departamento de Microbiologia da Icahn School of Medicine at Mount Sinai, em New York (2015/2016), onde desenvolveu projeto sobre epidemiologia molecular de vírus influenza A.

Professora associada da Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Áreas de interesse: epidemiologia molecular de doenças virais; infecções respiratórias; vírus influenza; arboviroses; Global Health; Inovação e Propriedade Intelectual. Professora orientadora no PPG-Patologia e no PPG-Tecnologias da Informação e Gestão em Saúde, e professora colaboradora do PPG-Biociências (todos da UFCSPA). Coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo em Saúde da UFCSPA (NITE-Saúde). Vice-Presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento Metropoliano/Delta do Jacuí (COREDE-MDJ, Rio Grande do Sul, Brasil).

Doenças zoonóticas e sua relação com as pandemias

Palestrante: Waneska Alexandra Alves (Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF, Governador Valadares, MG).

Doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz-RJ) e epidemiologista formada pelo Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS (EPISUS-MS/CDC Atlanta-USA). Trabalhou como consultora técnica do Ministério da Saúde pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Atualmente, é colaboradora no projeto EpiSUS Fundamental (Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais) e do Programa Ampliado de Desenvolvimento da Epidemiologia nos Serviços do SUS (Ministério da Saúde e Hospital Sírio Libanês). É também Professora Adjunta da Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Governador Valadares nas disciplinas de Epidemiologia e Saúde Coletiva dos cursos da área da saúde. É Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq-UFJF Ciência, Saúde e Sociedade.

Relação entre sistemas produtivos e os desastres ambientais e seus impactos na saúde

Palestrante: Pablo Darwing Modernel Hristoff (Universidad de la República,Uruguai).

Pablo Modernel é Eng. agrônomo, nascido e formado no Uruguai. Concluiu o mestrado na Universidade da República, estudando a pegada de carbono da pecuária e o impacto da intensificação dos sistemas de produção. Em 2018 concluiu o doutorado na Universidade de Wageningen (Holanda) onde estudou diversidade, atuação e ferramentas para a intensificação ecológica da pecuária pastoril no bioma Pampa / Campos.

Foi professor da Universidade da República, lecionando ecologia agrária, sistemas de produção agrícola e agroecologia. Atualmente, ele trabalha como especialista em sustentabilidade para a Royal FrieslandCampina, uma das principais empresas de laticínios do mundo.


27/05/2021 - VI SIPA - “Desafios do Sipa para a década: produção de alimentos e serviços ecossistêmicos”

Mesa Redonda III: Desafios e possibilidades em SIPA

É possível produzir mais com menos? Potencial de produção de carne e grãos em SIPA

Palestrante: Paulo César de Faccio Carvalho (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre, RS).

Professor Titular do Departamento de Plantas Forrageiras e Agrometeorologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Seus trabalhos portam sobre o manejo e utilização de ecossistemas pastoris naturais, cultivados ou integrados com agricultura. Tem experiência na coordenação de projetos nacionais e internacionais e sua produção bibliográfica está disponível em 710 diferentes tipos de publicação.

É o atual Presidente da Sociedade Brasileira de Sistemas Integrados de Produção Agropecuária, Diretor da Aliança SIPA (Sistemas Integrados de Produção Agropecuária) e Coordenador do Conselho de Inteligência do Serviço de Inteligência no Agronegócio (SIA). É membro do International Advisory Committee on the Nutrition of Herbivores, da Red Huella de Carbono (RHC) da Asociación Latino-americana de Producción Animal, e atual Diretor de Relações Institucionais da Sociedade Brasileira de Zootecnia. É Coordenador Técnico do Programa de Extensão PISA (Produção Integrada de Sistemas Agropecuários) que em conjunto com MAPA/UFPR e SEBRAE/SENAR/FARSUL (Programa Juntos para Competir), SIA e outros parceiros atende 119 municípios no sul do Brasil, alcançando 1819 famílias de pequenos produtores familiares.

Estratégias de comercialização para agregação alimentar - certificação de produtos

Palestrante: Paulo Costa (Instituto CNA).

Caso de sucesso em Integração lavoura-pecuária

Palestrante: Amaury Magalhães Maciel Filho

Sócio Proprietário Grupo AEME e Médico Veterinário, pela UFPR.

A visão do pecuarista para a integração lavoura-pecuária

Palestrante: Eliel Schineider

Presidente da coopertropas - Cooperativa de Carnes Nobres e Novilhos Precoces da Serra catarinense.

A visão Florestal para a sustentabilidade da integração lavoura-pecuária

Palestrante: Mireli Moura Pitz Floriani – Sustentabilidade Klabin SA.

Biológa pela Universidade do Planalto Catarinense e mestre em Produção Vegetal pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2009). Atualmente é bióloga - Klabin Florestal SC.

A visão do produtor de grãos para a integração lavoura-pecuária

Palestrante: Reimar Carlesso

Fundador e CEO da Irriga Global.


Fechamento SIPA

Palestrante: Anibal de Moraes (Universidade Federal do Paraná – UFPR, Curitiba, PR).


27/05/2021 - VI Simpósio Internacional, Ciência, Saúde e Território – “Saúde única: Desafios e perspectivas"

Mesa redonda de encerramento: Desafios a serem enfrentados e possibilidades à saúde única

Esforços multisetoriais no combate a resistência antimicrobiana

Palestrante: Marcelo Pilonetto (Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR, Curitiba, PR).

Farmacêutico e Microbiologista Clínico com Doutorado em Ciências da Saúde. Professor titular do curso de Microbiologia Clínica e Médica da Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Coordenador do Curso de Especialização em Bacteriologia Clínica.

Pesquisador em Bacteriologia Molecular, Taxonomia e Resistência Antimicrobiana do LACEN / PR, atuando com detecção molecular de genes de resistência e identificação bacteriana por métodos avançados.

Membro da Câmara Técnica de Resistência aos Antimicrobianos- ANVISA e consultor externo do Ministério da Saúde para o BR GLASS. Membro fundador do BrCAST.

Políticas públicas em saúde única: uma atuação interprofissional

Palestrante: Christovam Barcellos (Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde – Icict/Fiocruz, Rio de Janeiro, RJ).

Geógrafo, sanitarista, doutor em geociências, atualmente pesquisador titular da Fiocruz. Professor da Escola Nacional de Saúde Pública e coordenador do Observatório de Clima e Saúde.

Apoio:

Realização: